• Gilmar Móveis

Você está em: brasil/
  • Escassez de talentos afeta ocupação de vagas no Brasil,diz pesquisa

  • O mercado de trabalho brasileiro ainda enfrenta problemas para preencher vagas de emprego abertas por causa da escassez de talentos, que não possuem a qualificação profissional exigida nas seleções, mostrou a 5ª edição do Hays Global Skills Index, da consultoria Hays, em parceria com a Oxford Economics.
    Neste ano, o Brasil apresentou uma piora no nível de desenvolvimento de seu mercado, com nota 5,4, um aumento de 0,4 em relação a 2015. A escala, de 0 a 10, estabelece que quanto maior a nota, mais altas são as dificuldades enfrentadas pelo país.
    Entre os fatores que agravaram o índice local estão: aumento do desemprego, pressão dos salários de vagas que requerem altas habilidades em indústrias e os níveis de educação.
    Para Jonathan Sampson, diretor geral da Hays, as empresas precisam investir na criação de ambientes de trabalho mais eficientes e produtivos para avançar. Por outro lado, a contratação de funcionários com habilidades para atravessar este período enfrenta dificuldades: o indicador brasileiro com maior diferença entre 2016 e 2015 foi a incompatibilidade de talentos, que aumentou de 5,7 para 8,8.
    Gerentes de compliance, financistas com inglês fluente, profissionais de compras focados em redução de custos e executivos com experiência em gerenciamento de mudanças são exemplos de posições complexas de preencher no país.
    O Brasil deve trabalhar para corrigir a incompatibilidade de talentos e a flexibilidade do mercado de trabalho para que as empresas consigam se recuperar. Para os profissionais, a dica é agregar valor rapidamente ao perfil profissional, investir em habilidades econômicas e em maturidade emocional", afirma Sampson. Segundo ele, o Brasil poderia se beneficiar de uma transferência de talentos entre o país e o exterior como forma de construir mais conhecimento e melhores práticas.
    O ranking, avalia os 33 países em que a Hays atua. A pesquisa aponta também que o déficit de competências piorou em 14% na Europa nos últimos cinco anos (desde quando o estudo é realizado) e que apesar das consequências iminentes do Brexit no Reino Unido, a incerteza em torno da eleição nos EUA e a desaceleração nos mercados emergentes, a economia global está em constante recuperação e tem havido um aumento da procura de mão de obra qualificada em todo o globo, o que aumenta as pressões por salários mais altos.
    Metodologia
    O Hays Global Skills Index fornece uma pontuação para cada país de entre 0 e 10, que mede as pressões presentes em seu mercado de trabalho. A pontuação é calculada através de uma análise de sete indicadores: flexibilidade do sistema de educação, participação da população economicamente ativa, políticas governamentais, incompatibilidade de talentos e pressão salarial geral, em indústrias e em ocupações que requerem altas habilidades.
    Uma pontuação geral de acima de 5,0 indica que o mercado de trabalho está mais "pressionado" do que o normal. Uma pontuação abaixo de 5,0 indica que o mercado está "mais flexível" do que o normal.










    Fonte:Do G1, em São Paulo