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  • Educando por meio dos games

  • O momento de lazer das crianas pode ser um grande aliado da educao. Os games tm desempenhado papel importante nessa tendncia na educao mundial. Estudiosos tm, cada vez mais, alertados pais e professores sobre a necessidade de se pensar atividades do dia a dia como potenciais abordagens para o processo de aprendizagem.
    A tecnologia educacional uma rea de estudo que se preocupa com as formas de ensino e aprendizagem ligadas rea de tecnologia, sendo includos os dispositivos de mdias na educao, como o livro, o filme ou o computador. A Association for Educational Communications and Technology (AECT), define a tecnologia educacional como a prtica de melhoria do aprendizado, atrelado ao avano dos recursos digitais.
    Apostando na tendncia do games e tecnologia como ferramenta de ensino, o professor Juliano Ferreira Gonales, 37 anos, lanou o e-book "Minecraft na Educao Bsica". O livro foi inspirado no jogo digital "Minecraft", que basicamente se constitui por blocos. Tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construes atravs do empilhamento de tais, alm da dinmica de minerao e coleta de recursos, h no jogo uma mistura de sobrevivncia e explorao.
    CONSTRUO
    Desde 2012, Gonales observava que o jogo vinha ocupando grande parte dos espaos que ele frequentava como lojas de roupas, brinquedos, games, festas de aniversrio e canais do Youtube, menos em seu espao de trabalho: as salas de aula. A ideia ganhou fora em 2015, mas s em 2016 que ele a colocou em prtica.
    Quando passou a integrar o programa "Microsoft Innovative Educator Experts" da Microsoft, que foi criado com o objetivo de reconhecer globalmente educadores visionrios que utilizam tecnologia com o objetivo de auxiliar seus pares e melhorar a aprendizagem e resultados dos estudantes, que o professor teve a dimenso das possibilidades de explorao do jogo em sala de aula.
    "Como a Microsoft comprou o jogo, tudo ficou mais fcil. Foi neste programa que conheci com maior profundidade as potencialidades do Minecraft na Educao. Com esses conhecimentos, no final de 2016, idealizei, implantei e conduzi um projeto que passou por vrias escolas pblicas municipais e estaduais, bem como nas particulares em 2017. Com os resultados encontrados e dados, produzi um documentrio e escrevi o livro", explica Gonales.
    E-BOOK
    A opo pelo e-book veio pela familiaridade com a plataforma e o barateamento no custo do produto final. "O alto preo da impresso do livro fsico o maior inimigo de quem est comeando. O formato digital deixou o livro com um preo muito mais acessvel", conta o professor, que confessa ser um "consumidor compulsivo" de livros digitais. Outra motivao foi pesquisa sobre o jogo e a descoberta de que no havia nenhuma publicao em portugus voltada ao tema.
    Gonales acredita no potencial dos e-books e na amplitude que os ttulos podem atingir. Para ele "o livro fsico sempre ter seu espao e um pblico fiel e passional, mas h uma gerao inteira neste momento acessando tudo por dispositivos mveis e ambas podem coexistir harmoniosamente".
    Desde o lanamento, Gonales tem percebido boa aceitao, o que lhe impulsiona a produzir ainda mais. "A reao positiva e as vendas efetuadas j no lanamento esto me motivando a colocar essas obras venda e escrever outras que sempre tive vontade", destaca o professor que j tem 12 trabalhos produzidos, que aguardam lanamento.
    TRANSFORMAO
    Apaixonado por escritores que vo de Gary Gygax at George R. R. Martin e de James Joyce at Liev Tolsti, Margaret Weis, o professor Gonales espera promover uma "transformao" em seus leitores e alunos.
    " um livro destinado a pais e educadores no qual procuro elucidar mitos sobre o jogo e explicar o interesse que este ttulo despertou em uma gerao inteira", salienta o escritor, que alm do uso em sala de aula, espera que os leitores possam compreender a potencialidade e fascnio que o jogo desperta em prol da aprendizagem. Ele acredita tambm que a tecnologia permitiu mais tempo livre para os jovens, e que esse tempo seja utilizado para a leitura.












    Fonte:Folha da Regio