• Casul

Você está em: brasil/
  • Tribunal de Contas lança novo Portal da Transparência Municipal

  • O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou um novo Portal da Transparência Municipal. Mais moderno e fácil de navegar, o site permite que os cidadãos fiscalizem, de forma simples e rápida, como os recursos públicos estão sendo aplicados pelas Prefeituras de todo o Estado.
    Desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) em software livre, a plataforma passa a seguir a mesma identidade visual do site institucional do TCESP, que foi totalmente reformulado em agosto de 2018 para proporcionar mais interatividade, transparência e acessibilidade aos cidadãos, órgãos jurisdicionados e servidores.
    Pensando nisso, o Portal da Transparência Municipal do TCESP conta, agora, com uma ferramenta de busca logo na página inicial. Para verificar como o dinheiro público está sendo empregado, basta digitar o nome da cidade desejada. Dessa forma são exibidas informações sobre a receita e despesa total do município, além de dados acerca de fornecedores que contrataram com os entes públicos.
    Na mesma página é possível consultar a situação de entrega dos balancetes contábeis pelos órgãos municipais e ter acesso aos relatórios de alerta – documentos que informam aos jurisdicionados situações desfavoráveis e/ou irregulares relacionadas à gestão – e de instrução – uma avaliação da gestão fiscal, do ensino e da saúde do ente municipal, entre outros. A ferramenta também viabiliza que os arquivos atualizados com as informações desejadas sejam baixados no computador de quem fez a busca.
    A nova plataforma disponibiliza, ainda, um menu de acesso rápido, que leva o cidadão às áreas de Conjunto de Dados (arquivos em formato aberto que podem ser baixados na íntegra), APIs (interface que disponibiliza o acesso às informações do Tribunal em formato legível por computadores), e Fornecedores (área que permite a busca de empresas que prestaram serviço às Prefeituras).
    O Portal da Transparência Municipal do TCESP pode ser acessado através de computadores, tablets e smartphones por meio do link https://transparencia.tce.sp.gov.br.















    Fonte:Da Assessoria