• Vivare Imóveis - Osvaldo Cruz : SP

Você está em: economia/
  • Pesquisa cria cerâmica que polui 50% menos o meio ambiente e é mais barata

  • Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um pesquisador desenvolveu um revestimento cerâmico sustentável. O produto usa menos água na fabricação e polui 50% menos o meio ambiente. A tecnologia desenvolvida após 3 anos de estudo já foi patenteada e agora vai passar por testes industriais.
    Um pó especial à base de argila e outros minérios é usado para fabricar o novo tipo de cerâmica. A massa tem somente 6% de água, em vez de 35%, por isso, usa menos gás natural na secagem.
    Menos poluente
    A mistura vai direto para uma prensa e, em alguns segundos, ganha forma. Depois, é aquecida a mais de mil graus. Os pesquisadores também mudaram a fórmula e não há carbonato de cálcio, minério muito comum nas cerâmicas e que costuma liberar gás carbônico.
    “A gente excluiu totalmente o carbonato de cálcio da composição da massa, de maneira que durante a queima a gente não tem essa emissão atmosférica de gás carbônico, decorrente da presença do carbonato de cálcio na composição”, explicou o pesquisador.
    O resultado é uma cerâmica que provoca menos impacto no meio ambiente. Durante todo processo de produção, a emissão de gás carbônico, responsável pelo efeito estufa, é 50% menor do que na fabricação tradicional.
    O pesquisador diz que, além do ganho ambiental, outra vantagem está no custo da nova cerâmica. “A gente espera uma redução no custo de fabricação da ordem de 10% a 15%”, concluiu Melchiades.









    Fonte;G1 São Carlos e Araraquara