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  • General Motors e MAN anunciam contratao de mil trabalhadores

  • Duas montadoras, a General Motors e a MAN Latin America, uma de automveis e outra de caminhes e nibus, anunciaram nesta quarta-feira, 13, abertura de 1 mil vagas em suas fbricas. No ms passado, o setor j tinha aberto 1,1 mil postos de trabalho e hoje emprega 126,3 mil funcionrios.
    O movimento confirma a recuperao na produo, que j cresceu 25,5% neste ano em relao a 2016, mas o nmero de vagas ainda est distante do pr-crise. No fim de 2013, o setor empregava 157 mil pessoas.
    A GM abriu 700 vagas temporrias (inicialmente por um ano) para reiniciar o terceiro turno de trabalho na fbrica de Gravata (RS), onde produz os modelos Onix e Prisma. O turno que opera noite havia sido suspenso em dezembro de 2015. Na ocasio, 825 operrios tiveram os contratos suspensos por cinco meses (lay-off) e parte deles foi demitida ao fim desse prazo.
    Em nota, o presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, disse que "o sucesso do Onix, lder de vendas no mercado h trs anos, e do Prisma, o sed mais vendido do Brasil, nos incentivou a ampliar a produo, criando o terceiro turno na fbrica de Gravata."
    Exportaes tambm esto ajudando no aumento da produo, informou a GM que, no ms passado, anunciou investimentos de R$ 1,4 bilho para a unidade gacha. Segundo a empresa, com o turno adicional sero produzidos 20 mil carros a mais naquela fbrica, mas no informou o volume atual.
    O presidente do Sindicato dos Metalrgicos de Gravata, Valcir Ascari, disse que a GM tinha 3,5 mil funcionrios quando suspendeu o terceiro turno e hoje tem cerca de 2,5 mil. " muito positivo que algumas vagas estejam voltando num momento em que a economia comea a se recuperar". Segundo ele, novas contrataes devero ser anunciadas pelas fabricantes de autopeas que operam dentro do complexo de Gravata.
    Caminhes
    A MAN, que produz caminhes Volkswagen, vai contratar 300 funcionrios para a produo de uma nova linha de produtos.
    No ms passado a montadora suspendeu um programa de reduo de jornada e salrios, aps dois anos operando quatro dias por semana, e chamou de volta funcionrios que estavam em lay-off. Alm disso, negociou com os empregados trabalho extra em trs sbados ao ms at o fim do ano para atender a demanda interna e as exportaes. "Agora abrimos 300 vagas, das quais metade devem ser preenchidas at o fim do ms", disse o presidente da MAN, Roberto Cortes.
    O complexo de Resende, que funciona com fabricantes de autopeas ao lado da fbrica, emprega hoje 3,2 mil funcionrios e opera em um turno. Antes da crise econmica eram 5,5 mil trabalhadores, segundo Cortes.
    A nova linha composta de seis caminhes, com capacidade de carga que variam de 3,5 toneladas a 13 toneladas. O modelo menor, chamado de Delivery Express, coloca a marca num segmento em que ainda atuava. "Foram cinco anos de desenvolvimento conjunto entre engenheiros alemes e brasileiros", afirma Cortes.
    A nova linha ser lanada na Fenatran (salo de veculos pesados), que ocorrer em So Paulo em outubro. Cortes espera que 30% a 40% da produo dos novos caminhes sejam exportadas para vrios mercados.
    O desenvolvimento da nova linha consumiu boa parte do investimentos de R$ 1 bilho que a montadora fez no Brasil nos ltimos cinco anos. Um novo plano, de R$ 1,5 bilho, foi anunciado em dezembro.








    Fonte: As informaes so do jornal O Estado de S. Paulo.