• Versatile Imoveis

Você está em: economia/
  • Custos da construção civil na região sobem 5,29%

  • Os custos da construção civil na região de Araçatuba aumentaram 5,29% neste ano. A informação faz parte do Custo Unitário Básico por metro quadrado (CUB/m²), levantamento mensal feito pelo Sinduscon Oesp (Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Oeste do Estado de São Paulo) junto às empresas associadas. Quando o período analisado são os últimos 12 meses, o aumento é ainda maior: 5,7%.
    O CUB/m² do mês de outubro ficou em R$ 1.322,26. O parâmetro leva em conta os custos com mão de obra (59,84% do total – o fator que mais impacta o CUB/m²), materiais (34,01%), despesas administrativas (5,61%) e equipamentos (0,54%).
    Com isso, está mais caro para construir um imóvel classificado como projeto-padrão, também chamado de padrão normal, que se refere a uma residência com garagem, pilotis (pilares em concreto armado que sustentam uma construção), oito pavimentos e três quartos, dois banheiros e uma sala, de 60 metros quadrados.
    O resultado reforça a análise do presidente do Sinduscon Oesp, Aurélio Luiz de Oliveira Júnior, para quem os preços dos imóveis novos tendem a ficar mais altos. “Temos essa percepção de aumento desde ano passado, mas, dada a conjuntura econômica do País, as construtoras suportaram o aumento de custos. Mas não há condições de continuar a absorvê-los”.
    Ainda assim, Oliveira Júnior mantém a afirmação de que o momento é favorável para o setor. “É preciso reconhecer que a economia e os juros estão estáveis e o crédito imobiliário está em plena expansão, o que é extremamente favorável à construção civil e à aquisição de imóveis.”











    Fonte:Folha da Região