• Gilmar Móveis

Você está em: oeste-paulista/
  • Adamantina registra o terceiro caso humano de leishmaniose neste ano

  • A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais um caso de Leishmaniose Visceral Humana (LVH), em Adamantina, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (22). No ano, este é o terceiro registro contabilizado. Os três casos foram confirmados em um intervalo de menos de 40 dias entre o primeiro e o terceiro, com um no Jardim Bela Vista e dois no Jardim Brasil.
    A transmissão da doença ocorre através da picada do mosquito-palha infectado pelo protozoário, após ter picado um cão portador da leishmaniose. Assim, o contagio dá-se apenas após a picada da fêmea do flebotomíneo.
    Nos humanos, os sintomas da doença são febre constante, anemia, fraqueza, emagrecimento e aumento do baço, além de outras manifestações clínicas. Nos animais, os principais sintomas são apatia, emagrecimento, queda de pelos, feridas nas pontas das orelhas e pelo corpo que demoram a cicatrizar, descamação e crescimento exagerado das unhas.
    O cão infectado pode manifestar os sintomas como demorar meses ou até anos para adoecer e permanecendo como fonte de infecção para o inseto transmissor. Dessa maneira, orienta-se a realização anualmente de exame sorológico para o diagnóstico da doença.
    Segundo a Prefeitura de Adamantina, para a diminuição dos casos de leishmaniose tanto em humanos quanto em animais, torna-se essencial o apoio da população na eliminação dos criadouros, que podem ser restos de comidas, frutas, folhas e fezes de animais, além da limpeza dos abrigos de animais domésticos e da higienização dos animais.
    A Secretaria de Saúde realiza busca ativa de sintomáticos em um raio de 200 metros da residência dos pacientes, cujos casos foram confirmados, com o objetivo de identificar tanto em humanos quanto em animais a sintomatologia da doença para que precocemente possam ser tomadas as devidas providências.
    A secretaria comunica, ainda, que a partir desta segunda-feira (22) funcionários do Departamento de Controle de Vetores e agentes comunitários de saúde percorrerão as residências (com início no Jardim Brasil) para realizar o Inquérito Canino, que consiste na coleta de amostras de sangue dos cães para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). O objetivo é a diminuição da fonte de infecção para o mosquito transmissor da doença.
    Posteriormente, junto com a Secretaria de Obras, será feita a eliminação da matéria orgânica em peridomicílios, terrenos baldios, praças e parques públicos, a fim de reduzir a quantidade de matéria orgânica e de locais sombreados, condições que favoreçam a manutenção de criadores do vetor. A limpeza deverá ser executada pelo próprio morador, com o apoio da Prefeitura.
    “Contudo, ressaltamos que, antes de dar início ao mutirão, os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde passarão nas residências com antecedência orientando quanto à retirada dos possíveis criadouros”, alertou a Secretaria de Saúde por meio de nota.











    Fonte:Por G1 Presidente Prudente