• Casul

Você está em: oeste-paulista/
  • Número de pessoas picadas por escorpião em Dracena cresce mais de 300% neste ano

  • A Prefeitura de Dracena por meio da Vigilância Epidemiológica (VE) divulgou a pedido do Jornal Regional, o balanço dos números de pessoas picadas por escorpiões e casos de notificações de aparecimento na cidade.
    Segundo a VE, de janeiro a setembro deste ano e anterior, Dracena registrou 61 novos casos de pessoas picadas pelo aracnídeo. Em 2017 foram 20 e neste ano até o momento foram 81, um aumento de 305%.
    Ainda conforme a Vigilância, as pessoas que foram picadas por escorpiões têm faixa etária de 1 a 83 anos, sendo constatados os casos em todas as regiões da cidade. Já em relação aos registros de aparecimentos dos aracnídeos, a VE de Dracena informa que de janeiro até o último dia 17, foram 304 notificações sendo que no mesmo período do ano passado foram 132, alta de 130,30%.
    Tanto o aumento nos números de pessoas picadas quanto ao aparecimento de escorpiões, a Vigilância Epidemiológica disse que uma das causas são os locais com acúmulo de materiais que podem servir de abrigos para o inseto.
    A VE ressalta a conscientização por parte dos moradores quanto à importância de manter os quintais limpos das casas.
    Devido à escassez do alimento por causa do calor excessivo, como por exemplo: baratas, cupins e pequenos insetos em seu habitat faz com que os escorpiões vão para dentro das residências e assim acontecem os acidentes.

    No caso de picada, a orientação é que a pessoa seja levada imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) e lave com água e sabão e não faça uso de nada que pressione o local.
    Já em relação ao encontrar o aracnídeo em casa, o morador deve procurar a Vigilância Epidemiológica que fica localizada na avenida José Bonifácio, nº 950, no Cedrac ou ligar pelo telefone 3822-2621.
    A Vigilância salienta que tanto o contato por telefone ou pessoalmente é feito uma ficha de notificação e orientação ao munícipe.
    Após o procedimento da ficha de notificação, os agentes de controle de vetores realizam as visitas na residência onde foi encontrado o escorpião, além das casas próximas (lado, frente e fundos) para orientar o notificante e os vizinhos.
    A VE ressalta que não há nenhum veneno preconizado pelo Ministério da Saúde contra escorpiões. O trabalho dos agentes de controle de vetores baseia-se em orientações e visitas nas casas, quanto à importância de manter os quintais limpos. Além disso, são distribuídos folhetos informativos e realizadas palestras educativas nas escolas, empresas e associações.

    A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública fornece caçambas para os moradores fazerem a limpeza do quintal.
    Os escorpiões se abrigam em telhas, tijolos, madeiras, frestas, cascas de árvores e locais úmidos.
    Caso haja materiais de construção, o correto é deixá-los acima do chão. O aracnídeo também se aloja no esgoto, por isso é muito importante manter ralos internos e externos tampados.
    Os escorpiões são noctívagos, vivem normalmente em colônias e em geral não se afastam muito do local onde nasceram. São animais carnívoros e de hábitos noturnos, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas.











    Fonte:Portal Regional